domingo, 16 de novembro de 2008

Passeio Ecológico no Rio Carangola

+ FOTOS clique aqui
É um evento realizado anualmente nos municípios de Tombos, Porciúncula e Natividade. Realizado no primeiro semestre, com datas próximas ou coincidentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Tem como objetivo a integração entre as comunidades que fazem parte da bacia do rio carangola e a concientização sôbre a necessidade de preservar e revitalizar o rio para melhorar as condições de vida das comunidades ribeirinhas, qualidade da água e o fornecimento de peixes.
É objetivo do projeto integrar todos os municípios a este evento. Outras atividades também já foram realizadas com o mesmo intuito, como caminhadas e passeios ciclísticos. Faz parte dos estudos, a inclusão no currículo escolar da rede municipal de ensino as matérias: Educação Ambiental, Reciclagem e Turismo. Criação de um caminho alternativo, ligando os municípios de Varre-Sai-RJ, Natividade-RJ e Porciúncula-RJ ao Caminho da Luz (Tombos-MG). Criar condições para que este passeio se torne uma atividade turística regular, assim como a visita às dezenas de belas cachoeiras existentes no rio carangola e afluentes.
Normalmente, consta da programação o passeio pelo rio, soltura de peixes, plantio de árvores, palestras (onde são abordados temas sôbre presevação, ecologia, meio ambiente, agricultura orgânica, uso racional de defensivos agrícolas, reciclagem, turismo, etc), trabalhos escolares (redação e desenho) e premiação.
O passeio (descida pelo rio) é feito através de embarcações de material reciclável (garrafas peti), cameras de ar, caiaques, canoas, etc; por um percurso aproximado de 4 km.

HISTÓRIA

Tudo começou em julho de 1999 com a realização do 1º Short Triatlon Ecológico no Rio Carangola, em Natividade, cujo lema foi "Integrar para preservar" e 4 cidades (Natividade, Porciuncula, Tombos e Carangola) participaram com equipes de atletas. Foi um evento inédito, com natação no rio, corrida e bicicleta e a pé em estradas de chão.
Em 2000 (abril a junho), realizamos o 1º Passeio Ecológico no rio Carangola, em Natividade, cujo lema era Conscientizar para preservar, e levamos centenas de alunos para passear de bote pelo rio carangola para que tomassem consciência dos problemas ambientais do rio.
Os passeios ecológicos ficaram restritos ao município de Natividade até 2004. A partir de 2005 os passeios passaram a ser realizados nos muncípios de Porciúncula e Tombos.
O trabalho de conscientização passou a envolver os alunos da rede de ensino destes 03 municípios, com a realização de concursos, cujos temas eram voltados sempre para o meio ambiente, alem de plantios de árvores nativas às margens do rio.
Diversificando um pouco mais a atuação do grupo, foram construídas árvores de natal flutuante dentro do rio Carangola nos municípios de Natividade e Porciúncula, isso a partir de 2006.
Os realizadores destes eventos desfrutam de muita credibilidade e outras prefeituras já manifestaram interesse para sediarem eventos similares.
Os recursos para a realização destes eventos são provenientes das prórprias comunidades, especialmente, o comércio.
Contam também com apoio das prefeituras e da ong Biofoz.

Nenhum comentário: